Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Manifesto: Onde está a poesia?


Uma vez me perguntaram: Nesse mundo com tanta violência, fome, maldade e outras coisas ruins, você acha que ainda tem lugar pra poesia?
Não lembro bem minha resposta, sei que foi simples e objetiva dizendo que acreditava e o por que. Só que depois refleti mais sobre o assunto e busquei opiniões alheias em textos diferentes de diferentes autores que pudessem contribuir para eu reformular minha opinião, a conclusão que cheguei foi a mesma, só que um pouco mais enraizada, digamos assim.
Onde está a poesia?
A poesia está em qualquer lugar, em quem quiser, está nas coisas mais simples e nas mais complexas também, no dia-a-dia basta presta atenção.
Mas se a poesia está em todo lugar por que a maldade ainda impera?
A maldade não é maior que o amor só é mais enfática, o mal se mostra mais que o bem por que ela choca, embora muitas pessoas acreditam que não mais, sim ela impacta, pois mesmo que cada vez mais a violência ande banalizada principalmente pela mídia, ainda sentimo-nos tocados com cenas de tristezas e violências. E o porquê disso é simples, somos seres que foram criados pra interagir com a natureza, em todos os tipos de culturas e religiões o homem foi criado para fazer parte do todo, harmonicamente. Com o passar dos anos essa harmonia foi perdendo força e hoje existem muitas pessoas totalmente “secas” em relação ao mundo e ao próximo. Mas uma das poucas certezas que tenho da vida é que estes seres “alheios” são minoria, somos seres poéticos, pois poesia é harmonia. É como disse o Imenso Patativa do Assaré:

“...Canto as fulô e os abróio
Com todas coisa daqui
Pra toda parte que óio
Vejo um verso se bulí
Se as vez andando no vale
Atrás de curá meus male
Quero repará pra serra
Assim que óio pra cima
Vejo um diluve de rima
Caindo inriba da terra...”

Ou seja, a poesia está em quem quiser ver, quem buscar ver. Com esse texto proponho um manifesto, o viver com poesia, divulgar a poesia a alegria de viver e celebrar a vida, não que todos precisem escrever poesias, a não ser que sinta interesse a proposta é ler mais poesias, talvez decorar alguma que chamou mais a atenção recitar entre amigos, para a pessoa que você gosta é sempre muito bom quando alguém recita uma poesia uma energia boa toma o lugar.
Isso também não significa fechar os olhos para os problemas, miséria, violência, corrupção. Mas significa que partindo do principio de que só colheremos o que plantar-mos, então vamos semear a beleza e a alegria a todos, essa a mensagem que deixo: MUITA POESIA NA VIDA DE VOCÊS!

“Quem não gosta de versos possui um espírito seco e pesado,
Visto que os versos são realmente a música da alma.”
                                                                                             Voltaire

Nenhum comentário:

Postar um comentário